\\ CINEMA
Colunista de Frente & Versos faz suas apostas para a cerimônia que acontece neste domingo, em Hollywood
Por Gabriel Solti Zorzetto, Colaboração para Frente & Versos
Na manhã desta segunda-feira foram anunciados os indicados à maior premiação da sétima arte. Como esperado “Joker” (Warner); “Once Upon a Time In Hollywood” (Sony) e “The Irishman” (Netflix) e “1917” (Universal) foram agraciados com um alto número de indicações, consolidando as quatro obras entre os os maiores destaques do último ano.
Começa agora a corrida pelo Ouro até o dia 9 de fevereiro. Premiações de Sindicatos como WGA, PGA e DGA, além do BAFTA serão fundamentais para definir os favoritos.
Enquanto isso, abaixo alguns dos destaques da lista de nomeações.
Sr. OSCAR
O grande compositor John Williams conseguiu sua indicação número 52 (sim, cinquenta e dois). Mais uma vez, foi lembrado por sua trilha épica para "Star Wars", agora em clima de despedida, já que o último filme foi vendido como o epílogo da Saga.
“Joker” bate recorde
O filme, que conta a história de origem do icônico vilão da DC Comics, se tornou o trabalho inspirado em quadrinho com o maior número de indicações ao Oscar (11), superando “The Dark Knight” (8) e “Black Panther” (6)
Mais uma vez, a Academia não utiliza as dez vagas
Devido a um complexo processo de votação, chamado “preferencial ballot”, é raro - ou melhor, nunca ocorreu - que a lista da categoria de Melhor Filme utilize o máximo de vagas possíveis, dez no caso.
Esnobes
É um tanto inexplicável não ver o veterano Robert De Niro, impecável em “The Irishman” ou Taron Egerton, extravagante como Elton John em “Rocketman” na lista de Melhor Ator.
A atriz/cantora Jennifer Lopez tinha uma nomeação certa por seu papel em “Hustlers” e também não foi lembrada.
O documentário “Apollo 11” era o grande favorito ao prêmio, mas sequer foi lembrado. Exatamente o que acontecera no ano passado com “Won't You Be My Neighbor”
Brasil lembrado
Dentre as grandes surpresas, vale destacar a presença do documentário brasileiro “Democracia em Vertigem”, da diretora Petra Costa e do apreço pelo longa “The Two Popes”, de Fernando Meirelles.
Confira abaixo as principais categorias com breves comentários:
BEST PICTURE
"Ford v Ferrari"
"The Irishman"
"Jojo Rabbit"
"Joker"
"Little Women"
"Once Upon a Time...in Hollywood"
"Marriage Story"
"Parasite"
"1917"
Comentário: Uma lista que agrada todas as grandes produtoras (Sony, Netflix, Warner, Disney, Warner, Neon e Universal). No momento, o filme a ser batido é "Once Upon a Time... in Hollywood", com "The Irishman" e "1917" correndo por fora. No entanto, são premiações como o BAFTA e o PGA que devem indicar o vencedor.
ACTRESS IN A SUPPORTING ROLE
Kathy Bates, "Richard Jewell"
Laura Dern, "Marriage Story"
Scarlett Johansson, "Jojo Rabbit"
Florence Pugh, "Little Women"
Margot Robbie, "Bombshell"
Comentário: Duas grandes surpresas: “Kathy Bates”, pelo esquecido “Richard Jewell”, de Clint Eastwood e Scarlett Johansson, duplamente indicada neste ano.
ACTOR IN A SUPPORTING ROLE
Tom Hanks, "A Beautiful Day in the Neighborhood"
Anthony Hopkins, "The Two Popes"
Al Pacino, "The Irishman"
Joe Pesci, "The Irishman"
Brad Pitt, "Once Upon a Time...in Hollywood"
Comentário: Lista sem grandes surpresas e com nomes históricos do cinema. Pacino não era indicado desde 1992; Pesci, desde 1991; Hopkins, desde 1998 e Hanks, desde 2001. No entanto, o mais jovem dos cinco, Brad Pitt, é o nome a ser batido (diferentemente dos outros, ele nunca venceu um Oscar por atuação)
ACTOR IN A LEADING ROLE
Antonio Banderas, "Pain and Glory"
Leonardo DiCaprio, "Once Upon a Time...in Hollywood"
Adam Driver, "Marriage Story"
Joaquin Phoenix, "Joker"
Jonathan Pryce, "The Two Popes"
Comentário: Categoria mais disputada da temporada. Phoenix, o grande favorito, Driver e DiCaprio eram cartas marcadas. Banderas teve grande apoio da ala latina que vota na categoria, assim como Jonathan Pryce com o suporte dos britâncios. Nomes como Robert De Niro e Taron Egerton foram esnobados.
ACTRESS IN A LEADING ROLE
Cynthia Erivo, "Harriet"
Scarlett Johansson, "Marriage Story"
Saoirse Ronan, "Little Women"
Renée Zellweger, "Judy"
Charlize Theron, "Bombshell"
Comentário: Já esta categoria era bem mais previsível. Os esnobes mais lamentados, porém, foram o de Lupita Nyongo, pelo terror “Us” e da jovem Awkwafina, pela comédia chinesa “The Farewell”
DIRECTOR
Martin Scorsese, "The Irishman"
Quentin Tarantino, "Once Upon a Time in Hollywood"
Bong Joon-ho, "Parasite"
Sam Mendes, "1917"
Todd Phillips, "Joker"
Comentário: O Sindicato dos Diretores (DGA) apontava para a presença de Taika Waititi, porém Todd Philips conseguiu a quinta vaga, provando o apreço da Academia por “Joker”.
(Os textos de colaboração não expressam necessariamente a opinião da F&V)
Comments