\\ CINEMA
Por Gabriel Solti Zorzetto, Colaboração para Frente & Versos
Restando poucos dias até a cerimônia do Oscar, no dia 9 de fevereiro, tornou-se óbvio quem está recebendo os louros nas áreas de atuação, mas nem tanto quem voltará para casa com o grande prêmio: melhor filme. Essa temporada de premiação espalhou o amor, dando a todos os principais candidatos ao cinema um tempo para brilhar. Contudo, a categoria principal é votada através de uma votação preferencial, onde os membros da academia classificam suas nove escolhas em vez de apenas escolher um vencedor, além de um corpo de votação que está lentamente ficando mais jovem e diversificado a cada ano.
Apesar da briga acirrada, alguns dos candidatos não tem chance alguma de sair com a grande honra do cinema. O popularesco filme de corrida "Ford v Ferrari" pode até ganhar alguns prêmios técnicos, mas não passa disso; enquanto o singelo "Little Women" e o drama de divórcio "Marriage Story" são bem cotados para roteiro, assim como a sátira da Segunda Guerra Mundial "Jojo Rabbit".
Desta forma, vamos a uma análise das chances dos cinco candidatos com verdadeiras chances de levar a estatueta de Melhor Filme.
‘1917’
O mais próximo de ser classificado como “favorito” é o thriller do diretor Sam Mendes na Primeira Guerra Mundial, sobre dois soldados britânicos (George MacKay e Dean-Charles Chapman) correndo para entregar ordens a tempo de salvar 1.600 colegas militares. O filme teve grandes vitórias no Directors Guild Awards e no Producers Guild Awards, este último um forte indicador do Oscar: O homenageado da PGA ganhou Melhor Filme no Oscar em 21 de 30 vezes, incluindo os últimos dois anos com “The Shape of Water ”e“ Green Book ”. Também a seu favor está a vitória no Globo de Ouro de melhor drama e uma bilheteria impressionante, com 104 milhões de dólares, com apenas algumas semanas de lançamento em todo o país. No entanto, uma estatística problemática permanece: "1917" não tem uma indicação de ator, e apenas 11 filmes na história do Oscar - mais recentemente "Slumdog Millionaire" em 2009 - ganharam a categoria dessa forma.
‘Parasite’
O Oscar passou 91 anos sem conceder a maior honra da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a um filme em língua estrangeira, então a história não está exatamente do lado da aclamada comédia negra do cineasta sul-coreano Bong Joon-ho sobre desigualdade de classe e social. Porém, há um verdadeiro amor na indústria por "Parasite", evidenciado pela efusiva homenagem quando conseguiu uma vitória surpresa de Melhor Elenco no Screen Actors Guild Awards. Com os atores sendo o maior bloco de votação na Academia, a vitória dá um impulso considerável a "Parasite".
‘Once Upon a Time in Hollywood’
A fábula dirigida por Quentin Tarantino que entrelaça a vida de um ator (Leonardo DiCaprio), seu dublê de aço (Brad Pitt) e a Família Manson - é o favorito entre os amantes de filmes desde seu lançamento no verão. “Once Upon a Time” ganhou melhor comédia no Globo de Ouro e Melhor Filme no Critics 'Choice Awards, é um forte concorrente nas 10 categorias do Oscar em que foi indicado (Pitt é praticamente uma certeza para Ator Coadjuvante e Tarantino tem uma boa chance em Roteiro Original) e os prêmios da Academia desde o início sempre adoraram filmes sobre Hollywood. E este tem Hollywood até no título.
‘The Irishman’
O épico gângster de Martin Scorsese para a Netflix chegou ao Oscar como um grande pesado, mas assim como "A Star Is Born" no ano passado, está começando a perder força na reta final. O filme, que acompanha o veterano da Segunda Guerra Mundial e ‘hitman’ da máfia Frank Sheeran (Robert De Niro) ao longo de várias décadas sangrentas, recebeu elogios da crítica, mas perdeu todas as grandes honras até agora. Ainda assim, não descarte "The Irishman". Os dramas criminais tendem a se sair bem no Oscar e a Netflix colocou muito dinheiro por trás da campanha.
‘Joker’
Joaquin Phoenix é o destinado a ganhar o prêmio de Melhor Ator por sua transformação mentalmente instável neste thriller psicológico de Todd Phillips. As chances de melhor filme não são tão boas quanto em outras categorias - como trilha sonora original e cabelo/ maquiagem -, mas "Coringa" lidera com o maior número de indicações ao Oscar (11 no total). Assim como o "The Irishman", pode ser ajudado pela votação preferencial. Além disso, “Joker" tem a maior bilheteria entres os nove indicados (US $ 1,1 bilhão no mundo) - o que não pode ser ignorado.
imagem - divulgação
(Os textos de colaboração não expressam necessariamente a opinião da F&V)
Comments