Em livro de estréia, ‘FOGO FATO’ mescla ficção científica e fantasia para falar de amor
- Frentes Versos
- 24 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2020
\\ LIVROS
Por Aline Lemos
“Comecei a escrever FOGO FATO em 2016, com a vontade de abordar conflitos atuais, como a exclusão social e a mobilidade urbana, na perspectiva da ficção científica e da fantasia. Minhas referências eram o cyberpunk feminista, o realismo mágico e principalmente o passado e presente brasileiros, temas que sempre me apaixonaram. Foi difícil realizar um projeto longo como esse, apesar de toda a paixão.
Os trabalhos remunerados iam sendo priorizados, os meses se passando, e a cada convulsão política do país eu tinha certeza de que minha distopia se tornaria desatualizada.



Páginas desenhadas de FATO E FOGO/Reprodução
Longe de me considerar atualizada no Brasil de 2019, em que o ritmo das desilusões é veloz. Mesmo assim, decidi que chegou o momento dessa história. FOGO FATO fala das diversas formas de existir e amar em contextos de exclusão e violência. É uma história fantástica sobre a realidade de sobreviver juntos, apesar das opressões que afetam nossas subjetividades e limitam nosso poder de atuação.”
*
SINOPSE: A cidade de Limiar vive uma intensa modernização sob o governo da Autoridade Ultra, que implantou o milagroso sistema de transportes Bondes. Apesar dos triunfos tecnológicos, Limiar sofre com os crescentes conflitos envolvendo a população de fantasmas que passou a povoá-la misteriosamente.

A desenhista Aline Lemos
*
FOGO FATO acompanha a dupla de hackers Cris e Mina, uma pessoa encarnada e sua namorada fantasma, numa investigação sobre os incêndios que atingem os cemitérios da cidade. Os segredos que encontram revelam novas formas de ver o mundo, mas também trazem perigo para todos.
OGO FATO é uma história de ficção científica e fantasia urbana sobre amor e exclusão na cidade. São 80 páginas desenhadas em nanquim.
*
NOVA HQ DE ALINE LEMOS ESTREIA NO CATARSE
A CAMPANHA
A impressão do livro será financiada coletivamente através da plataforma Catarse, na página https://www.catarse.me/fogofato. Entre 4/10 e 12/11, será possível apoiar a campanha com valores a partir de R$15, em troca de recompensas como postais, artes originais e o próprio livro em versão digital e impressa. Caso o projeto não atinja a meta, o dinheiro dos apoiadores será devolvido.
A AUTORA
Aline Lemos é quadrinista natural de Belo Horizonte. Desde 2014 produz publicações independentes e realiza oficinas sobre o tema. Colaborou com a Folha de S. Paulo, A Zica, MÊS, Zine XXX e o portal Lady´s Comics, entre outros. Publicou sete fanzines e o livro Artistas Brasileiras (Editora Miguilim, 2018), vencedor do prêmio HQ MIX 2019 na categoria Homenagem.
Instagram: www.instagram.com/desalineada_
Twitter: https://twitter.com/desalineady
ความคิดเห็น